Destaques

Uma visita ao território em torno da seda e sumagre, antigas indústrias.

 

publicado em 08.10.2015

 
 

As antigas indústrias do sumagre, em Vila Nova de Foz Coa, e da seda, em Freixo de Espada-à-Cinta. Dia 10 de outubro de 2015.

A ACOA (Associação de Amigos do Parque e Museu do Côa), a Fundação Coa Parque, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Câmara Municipal de Freixo de Espada-à-Cinta, o Instituto de Conservação da Natureza através do DCNFN/Parque Natural do Douro Internacional e o Museu da Seda e do Território organizam, sob a temática que este ano deu mote às Jornadas Europeias do Património, e em jeito de remate de um programa mais alargado, uma visita ao território no dia 10 de outubro, em torno da seda e sumagre, antigas indústrias.

Inicia-se com uma palestra sobre o Sumagre, por Lois Ladra, no Museu do Coa, seguida de uma visita a um antigo lagar, em Muxagata.

Após o almoço no Restaurante do Museu, partida para Freixo de Espada-à-Cinta, onde se falará da seda nas visitas orientadas ao Museu da Seda e do Território, ao convento de São Filipe Nery e, já noite entrada, à igreja matriz.

A conversa parte da produção da seda e conduzirá aos paramentos. Falar-se-á da conservação dos tecidos e dos morcegos que habitam na matriz.