História
Desenvolvimento do Projeto 2013/2014

Foram estabelecidos os seguintes objetivos para esta fase, candidatada ao PROVERE do Coa:

1. Criação de uma rede virtual: através da base de dados e sistema de gestão da informação In Patrimonium[1], é possível colocar em rede on-line, usando o interface proporcionado por um website, toda a informação recolhida e produzida, inventariada e indexada. Sejam testemunhos vídeo ou áudio, sejam documentos digitalizados.

2. Realização de uma edição virtual contribuindo para «A História Regional Recente do Vale do Coa». Tratava-se de registar, sob a forma de inquérito, conversa, testemunho áudio ou vídeo, as memórias dos utentes dos lares e centros de dia, mas também de quem vive nas aldeias e nas sedes concelhias, sobretudo os mais isolados.

3. Desenvolvimento de um evento intergeracional — Memória em Festa — que consistiu na divulgação e recolha de testemunhos durante um dia ou um fim de semana numa aldeia, bem como a digitalização de documentos, a forma encontrada de se comunicar o projeto junto das comunidades locais.

4. Finalmente a organização de um encontro em torno do conceito imaterialidades, procurando divulgar o projeto junto de investigadores. Importa que haja diversos olhares académicos, perspetivas enquadradoras, desenvolvimentos em duas frentes: a investigação e a criação artística. Importa levar o projeto e as recolhas junto de distintos públicos para que o apropriem como seu, como matéria-prima que podem tratar, cuidar, investigar, analisar. Ou simplesmente fruir.

[1] Empresa Sistema de Futuro