História
Replicação do Projeto: 2011-2012
Numa parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, através da sua estrutura regional do norte e do Parque Natural do Douro Internacional, o projeto prosseguiu em Figueira de Castelo Rodrigo, num estágio curricular de Maria Ondina Monteiro orientado por Alexandra Cerveira Lima. Foram realizados 48 inquéritos em 4 lares, em dezenas de ações intergeracionais, parte dos quais seguindo um inquérito específico (questionário elaborado com o apoio de Duarte Cadete e Sara Pinto).
Numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e Lares do concelho, aproveitando-se a existência do curso profissional de audiovisuais, sob orientação de João Romba, realizou-se uma reunião na escola, a convite da Direção, dos representantes dos lares do município, em diálogo com a equipa do projeto Arquivo de Memória e professores. Realizaram-se algumas entrevistas e filmagens experimentais.
Em Serranillo, junto a Siega Verde — sítio de arte rupestre paleolítica classificado como património mundial como extensão do Coa — foi desenvolvida uma extensão do projeto ao longo de 3 meses, resultado de uma parceria com a Fundação Duques de Sória, Associação Civitas e a colaboração da Junta de Castela e Leão.