Apresentação
Arquivo de Memória
Contamos a HISTÓRIA RECENTE de REALIDADES DISTANTES


O projeto nasce de uma preocupação inicial: diminuir a solidão dos mais velhos, particularmente dos utentes dos lares. Como atenuar este isolamento? Dando valor às suas memórias, testemunhos de modos de vida que se alteraram radicalmente nas últimas décadas.

Tornam-se fonte de conhecimento. De História. Os mais novos recolhem os testemunhos dos mais velhos. Criam-se relações e um arquivo de memória on-line acessível para todos.

Contamos assim, novos e velhos, em conjunto, a história recente de realidades distantes.


Onde?
O projeto teve o seu início em Vila Nova de Foz Coa, alargando-se depois para outros lugares dos Vales do Coa e Douro. Não definimos fronteiras, conforme a participação e propostas de cada um, o projeto avança no espaço.

O que recolhemos?
Através de som e imagem, vídeo e gravação, registamos testemunhos orais. Relatos de vida ou conversas entre duas ou mais pessoas, com diferentes experiências e formações. Digitalizamos documentos pessoais (cartas, postais, fotografias...) que passam a integrar o arquivo de memória. Acondicionamos de forma adequada os originais, para que perdurem, e devolvemos aos proprietários.

Quem regista?
As diversas perspetivas enriquecem o projeto. Profissionais ou amadoras. O projeto é aberto, cada um pode propor a sua linha de recolha e acordaremos a melhor forma de o fazer para que o resultado possa integrar a base de dados do arquivo de memória.

Como se organiza a informação?
O site do projeto é o interface de uma base de dados na qual se integra, devidamente catalogada, toda a informação recolhida. Assim é possível a pesquisa por pessoa, lugar, tema, documento ou palavra chave.

O que se pretende do Arquivo?
Que registe e divulgue a História Recente, contribuindo para novas dinâmicas sociais. Pretende-se que seja um arquivo vivo, quer promovendo linhas de investigação, quer estimulando vias mais criativas e artísticas. Não só recolhemos e disponibilizamos informação, mas procuramos também apoiar e acompanhar quem neste âmbito pretenda desenvolver os seus projetos.